História
As Santas Casas da Misericórdia foram fundadas em 1498 e mostram-se tão eficazes na protecção da pessoa humana acorrendo a todas as necessidades que se foram espalhando por todo o país e na sua diáspora os portugueses a disseminaram por toda a parte onde se fixaram. Construir uma fortaleza e uma misericórdia eram as primeiras preocupações dos descobridores.
O objectivo base da sua acção era e continua a ser a realização das catorze obras de misericórdia proclamadas pelo Evangelho.
Os estatutos das irmandades das misericórdias tiveram como modelo os estatutos da irmandade da misericórdia de Lisboa, hoje uma fundação do Estado.
A Santa Casa da Misericórdia de Tabuaço só foi fundada em 1932 para construir um edifício hospitalar o que só veio a ser concretizado em 1960 data em que começou a funcionar. Até essa data socorria casos pontuais de pobreza e pagava despesas de pessoas que necessitassem de internamento hospitalar.
Em 1974 com a nacionalização do hospital, como os seus congéneres, a misericórdia começou a pensar na criação de um Lar da 3ª Idade adaptando uma casa antiga em que começou a albergar e a prestar cuidados a quarenta pessoas idosas carenciadas e neste serviço foi pioneira no concelho.
De seguida num pré-fabricado instituiu uma creche e uma sala de jardim infantil para a seguir em 1987 construir um edifício de Apoio à Infância com os serviços de Berçário, Creche, Pré-Primária e ATL (s).
Em 1994 lança a primeira pedra para a construção de um novo Lar da 3ª. Idade e Centro de Dia com capacidade de 62 e 10 utentes, respectivamente.
Neste momento o grande empenho da instituição é saber que destino dar ao antigo Hospital, já existe um projecto elaborado e aprovado pelas entidades intervenientes para instalação de UCC de curta e longa duração, faltando apenas “luz verde” da ARS Norte.